segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jornal da Manhã / Educação - Ijuí/RS

 

Alessandra Franzen Klein e Cláudio Mourão são profissionais que atuam junto à educação de surdos. Do encontro dos dois surgiu o livro As Luvas Mágicas de Papai Noel, escrito por eles e ilustrado por Gisele Barcellos e que foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre.
De acordo com a autora e pedagoga Alessandra, a história surgiu a partir de uma experiência pedagógica numa Escola de Horizontina. A professora Alessandra tinha uma aluna surda na Educação infantil. A fim de trabalhar questões de identidade e cultura surda, buscou ajuda de outros profissionais e conheceu Cláudio. “Eu utilizava histórias que traziam artefatos culturais da comunidade surda, no entanto ainda é pouca a produção literária que tematiza o surdo como um ser de potencialidades dentro desta cultura visual. Então, criamos algumas histórias. O professor Cláudio, mesmo residindo em Porto Alegre, foi um grande parceiro nesta aventura, criamos juntos algumas histórias para serem contadas em aula e estas histórias, voltadas à literatura surda, trazem artefatos da cultura visual-espacial e a língua de sinais como elementos primordiais à pessoa surda”, explicam os autores.
De acordo com Alessandra, criar histórias para crianças surdas foi essencial para respeitar a diferença linguística de uma aluna e a partir de então ousaram na tentativa de publicar uma destas histórias, oportunizando mais diversidade literária à comunidade surda. “Queríamos e criamos histórias nas quais a criança surda possa se identificar com os personagens de forma positiva, viajando no mundo da fantasia”, afirma Alessandra.

publicado: 24/11/2012
fonte: http://www.jmijui.com.br/publicacao-8026-news2.fire

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Lançou oficialmente de Literatura Surda Infantil "As Luvas Mágicas do Papai Noel"...


Finalmente, a Editora Cassol lançou oficialmente, o nosso livro de Literatura Surda Infantil – “As luvas Mágicas do Papai Noel”, autoria de Cláudio Mourão e Alessandra Klein, com a ilustração de Gisele Barcellos, junto à equipe da Editora Cassol. O Lançamento foi no dia 04 de novembro de 2012, na 58º Feira do Livro de Porto Alegre.

“Momento muito especial e marcante com o meu filho Dionísio Mourão, despertando em mim uma emoção inexplicável fazendo me sentir como um “alpinista” subindo a “montanha do meu coração”, chegando ao pico mais alto do mundo, vislumbrando o ar puro! Observando a terra do meu corpo com os vários caminhos de rios, a uma linda correnteza do meu sangue correndo por todos os lados, florescendo em minha pele a natureza, enquanto a montanha do meu coração foi tremendo em suaves batidas de carinho...”  Minhas mãos brilharam com meus olhos cheios de lágrimas ao segurar meu filho na mesa de autógrafos.

Agradeço a Deus por ser pai e a mãe Carolina Hessel, por termos nosso filho Dionísio. Agradeço também a minha parceira Alessandra Klein pelo trabalho que desenvolvemos pela Comunidade Surda e Educação dos Surdos, por fim, agradecemos juntos a Equipe da Editora Cassol, Núvia Huff, Léia Cassol, Cathe de Leon e Gisele Barcellos por terem aberto as portas para a nossa história trazendo maior valorização para a Comunidade Surda Brasileira.


Gisele Barcellos, Cláudio Mourão, Dionísio Mourão e Alessandra Klein
Dionísio: Pai, esse sou eu? Estou na história... 

Autógrafos...
Nossos filhos...
Equipe Cassol: Léia Cassol, Núbia Huff, Cathe de Leon, Cláudio Mourão, Alessandra Klein e Gisele Barcellos

 Mais fotos no site Feira do Livro Porto Alegre, acessa: http://www.feiradolivro-poa.com.br/banco-de-imagens/as-luvas-magicas-do-papai-noel