quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Escolas para Surdos se reúnem em Santa Cruz - Jornal Gazeta do Sul



EM DEBATE: Evento que ocorre pela primeira vez no município promove a discussão sobre o ensino voltado aos deficientes auditivos.

A 13ª edição do Encontro de Escolas de Surdos ocorre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul nesta sexta e sábado, no Auditório Central da Unisc. Organizado pela Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, que é polo regional em educação especial para deficientes auditivos, e pela Associação de Surdos da cidade, o evento conta com diversas referências no assunto no Brasil e relatos de pessoas com esta deficiência, que contam suas experiências de vida.

Na manha de sexta-feira, a mãe do surdo e intérprete, Aline Cardoso, de Caxias do Sul, relatou dificuldades e superações de sua vida. Ela veio junto a uma das cercas de dez escolas do Estado que participam do evento. Colégios especializados na área em Santa Maria, Passo Fundo, Porto Alegre e de outras regiões do Rio Grande do Sul também vieram prestigiara a 13ª edição. A diretora da Escola Nossa Senhora

Encontro organizado pela 
Nossa Senhora do Rosário 
atraiu escolas-polo de 
diversas regiões do Rio 
Grande do Sul

do Rosário, Magda Segatto Bisognin, revela que este evento foi mais um desafio na história da instituição. “Há três anos que assumimos a responsabilidade de receber deficientes auditivos e hoje promovemos este encontro de nível estadual. Uma grande responsabilidade e um incrível aprendizado para todos nós”, afirma.

Na tarde de sexta-feira, crianças e jovens com problemas auditivos da escola santa-cruzense realizaram apresentações artísticas que, segundo Magda, foram organizadas pelos próprios alunos. “Contamos hoje com 66 estudantes surdos, vindo de oito municípios da região. A maioria está classes especiais, mas 19 incluímos em turmas regulares”, explica a diretora. Outra atração do encontro foi a palestra da doutora Patrícia Luiza Ferreira Rezende, diretora de políticas educacionais da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Ela abordou em sua fala a importância da existência de escolas-polo, como o caso da Nossa Senhora do Rosário.


Na noite de sexta, a comunidade surda participou de confraternização na Oktoberfest. Já neste sábado, o evento conta com outros depoimentos e painéis, com destaque para os professor Cláudio Henrique Nunes Mourão, de Porto Alegre, que aborda a Literatura Surda e os processos de letramento na família e na escola, e Janete Muller, doutorando em educação. Às 11 horas, o evento encerra com reunião de diretores. A promoção é aberta ao público e tem apoio do Instituto Pioneer, Unisc, Mercur e Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Fonte: Rodrigo Kampf – Jornal Gazeta do Sul
5 e 6 de outubro de 2013