quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Mãos em Feliz Natal e Ano Novo 2015.

Desejo de todas as crianças surdas, comunidade surda brasileira e estrangeiras, aliados ouvintes, amigos e famílias, seja Feliz Natal e Ano Novo 2015 com cheio de espiritual Natalina e Nascimento de Jesus, com saúde, sucessos carreiras, paz e amor em Língua de Sinais... Agradeço Jesus por existir os surdos e Línguas de Sinais.

São os votos de Prof. Cláudio Mourão, meu filho Dionísio Mourão e Família Mourão.

Posto um vídeo para relembrar Poesia ´Presente de Natal` em Língua de Sinais, publicado em 2012.


Amiga da Infância Danielle Buna / Escola Crescimento em São Luis-MA.

Há três meses atrás, Danielle Buna me encontrou no Facebook, fiquei surpreso de alegria, pois eu não via ela há mais de 15 anos. Conversamos no chat, as conversas entre as escritas, senti que na minha mente, abriu a porta no túnel de tempo, velocidade aumenta, de repete, uma parte da cena é cheio de recordações da infância, onde estudávamos no Colégio O Pequeno Príncipe, onde é minha mãe era diretora, em São Luis-MA.

Trocamos as conversas e compartilhadas, totalmente diferente como eramos das crianças. Hoje é dia, ela é diretora da Escola Crescimento, portanto, fui convidado a palestra na Escola Crescimento, para a Comissão Integrar e professores tenha os conhecimentos sobre a Educação de Surdos e Inclusão Social. 

Neste mês de dezembro de 2014, finalmente, fui a Escola Crescimento com meus pais: Concy e Mourão, é uma honra reencontra Danielle Buna,  ganhei um abraço com carinhos e meu coração deu uma batida suavidade de alegria. 

Mais uma vez, O-B-R-I-G-A-D-O sinalizado (com expressão de alta intensidade), e honra pela reencontra pessoalmente, que ganhei da infância até agora...

Obrigado a presença meu amigo e Intérprete Língua de Sinais (ILS) Cesar Rafael, interpretar durante a minha palestra.

Prof. Cláudio Mourão (Cacau)

Danielle Buna e Cláudio Mourão
Cima Cláudio, Danielle e ILS Cesar Rafael
baixo a direita: Família Mourão e Família Danielle Buna com filho e Mãe  (camisa azul e mãe ao lado).
Foto: Danielle Buna
Apresentação da Amanda Meireles. Foto: Danielle Buna
Vídeo por Escola Crescimento

Noticia da Escola Crescimento: 

Comissão integrar do grupo crescimento recebe pesquisador de educação e literatura para deficientes auditivos


A Comissão Integrar – grupo de profissionais da área pedagógica de todas as unidades do Grupo Crescimento  voltado para elaboração e execução de estratégias de educação inclusiva – realizou na última quarta-feira (18.12), uma reunião especial, com a participação do doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Prof. Cláudio Henrique Nunes Mourão (Cacau).

Deficiente auditivo, Cláudio Mourão atua na linha de Estudos Culturais em Educação, é professor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e Licenciado em Letras/LIBRAS (UFSC, pólo UFSM), além de graduado em Educação Física, pelo Centro Universitário Metodista IPA.
É um dos maiores pesquisadores na área de literatura surda e é autor do livro “A Fábula da Arca de Noé”, e coautor do livro “As Luvas Mágicas do Papai Noel”, que escreveu com Alessandra Klein.

Na oportunidade, além de apresentar e autografar suas obras, Cláudio Mourão compartilhou sua experiência de educação inclusiva.


Para acompanha noticia no Facebook, acessa site: Facebook: Escola Crescimento

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Publicado blog Ricardo Fonseca: "Cacau Mourão lança amanhã livro de literatura surda em São Luís."


Um meu amigo Ricardo Fonseca, em São Luis-MA, publicou blog: "Cacau Mourão lança amanhã livro de literatura surda em São Luís."

"Ele saiu de São Luís (MA) para conquistar um mundo pouco explorado, o dos surdos. Professor e mestre em Educação Claudio Mourão ” o Cacau Mourão” como é conhecido, se dedicou a pesquisa e estudo da linguagem brasileira de sinais - a Libras. Ele queria explorar o mundo que vive. (...)


Ricardo Fonseca, é querido, conheci na adolescência. Foi uma honra, ele me encontrou no Facebook e batemos escritas no chat como velhos amigos, isso me levou viagens de recordações durantes nos bons momentos de tempo!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Contador de história para as crianças surdas



No início de dezembro de 2014, recebi a honra o convite da Profa. Ms. Juliana Pokorski, na Escola Especial para Surdos Frei Pacifico, em Porto Alegre-RS.

Apresentei para as crianças surdas das minhas experiências de ser surdo, escritor e profissionais, para que eles se sintam em casa "ser surdo" e transmitida os seus sonhos. Também contado a história do livro da Literatura Surda Infantil "As Luvas Mágicas do Papai Noel", que pode repassar de todas as gerações, quando se encontra outro surdo, dar a luva azul e para continua a sua língua de sinais e eternamente. 

No final, os pedidos das professoras surdas, com prazer, coloquei o DVD "A Fábula da Arca de Noé", as crianças surdas ficaram alegria de ver contado a história em língua de sinais.

Muito obrigado!
Prof. Cláudio Mourão (Cacau)

Foto pessoal: Carine Diesel





Palavras deixadas na página do Facebook:

Juliana De Oliveira Pokorski: 
03 de dezembro de 2014

Hoje meu agradecimento é simples e belo, assim como foi a tarde de hoje. Hoje a tarde o Cacau Mourão esteve com o nosso turno da tarde, contando a história das Luvas Mágicas do Papai Noel e falando sobre a vida dele... Foi lindo ver o brilho de encantamento nos olhos das crianças, mas lindo mesmo foi quando dissemos às crianças que ele é Surdo e um de meus alunos levantou na mesma hora e abraçou ele, num momento doce, puro e lindo de identificação! Obrigada Cacau pela conversa hoje a tarde, por ter emprestado um pouco das tuas luvas mágicas, cheias de orgulho Surdo, para as crianças nessa tarde! #100DiasEspalhandoAmor #day57














Para acompanha a noticia, acessa site facebook: Escola Especial para Surdos Frei Pacifico


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Sessões de Autográfos na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre - 2014




É uma honra e fui reconhecido ser escritor, na Sessões de Autógrafos, em Feira do Livro Porto Alegre, novembro de 2014. Lançamento do meu livro de Literatura Surda Infantil, com Ilustrações Cathe de Leon, intitulado "A Fábula da Arca do Noé", editora Cassol, 2013.

Obrigado a ilustrações Cathe de Leon, por fazer equipe do nosso livro e confiança! Obrigado também aos todos que apareceram nas sessões de autógrafos!

Principalmente, amo muito e inexplicáveis, presente do meu filho Dionísio Mourão no meu colo na mesa de autógrafo, segunda vez que esteve comigo.

Cláudio Mourão e Ilustrações Cathe de Leon
Pai com filho, Dionísio Mourão
               
  

 

  

 

 




quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Praticando Cultura Surda em Porto Velho-RO - Brasil



Estive em palestra da Literatura Surda e Cultura Surda, em Porto Velho - Rondônia, Brasil.

Foram mais de 300 participantes da região Rondonienses e próximas regiões.

Parabéns equipe de Projeto de Açaí com LIBRAS, coordenada por Lene Reis e parceiras, fizeram ótimas organização do evento para que a comunidade surda rondoniense busca aprendizagens e conhecimentos, para que distribuem para norte do Brasil.

Parabéns Rimar Segala foi brilhante de trabalho de Expressão Corporal, ligado a linguística e gramaticais em Língua de Sinais.

Obrigado companheiros Prof. Amarildo Espindol, Profa. Pamella Elaine, Profa. Lene Reis e Intérprete e Profa. Elielza Reis da Silva pela compartilhadas com as mãos e olhos.

Agradeço convite pelo os surdos Prof. Amarildo Espindol e Profa. Pamella Elaine para acompanha os trabalhos e conhecer no Depto de Línguas Vernáculas, na Universidade Federal da Rondônia - UNIR, Campus de Porto Velho, sobre a implantação do Curso de Letras/Libras.

Se quiser acompanha a noticia do Projeto de Açaí com LIBRAS, acessa site facebook: Projeto de Açaí com LIBRAS

Isso mais uns passos para todos e será sucesso aos trabalhos! Parabéns!!!!

Abraços aos Rondonienses!

Palestrante - foto Lene Reis
Palestrante Rimar Segala - foto Lene Reis.

Palavras deixadas na página do Facebook:

Irene Stock: Meninos de ouro!!!
30 de outubro às 23:51

Deniziane Saraiva Reis: Verdade Irene Stock, são pessoas maravilhosas!!!
2 de novembro às 13:20

Danilo Ramos: Meus brothers!!!
3 de novembro às 16:28 


Coordenação do projeto de Açaí com LIBRAS, Lene Reis.
foto: Lene Reis
A partir de Prof. Cláudio Mourão, Profa. Marília Pimentel, Prof. Élcio Fragoso,
Profa. Pamella Elaine,  Prof. Amarildo Espindola e Intérprete Elielza Reis da Silva, no
Depto de Línguas Vernáculas, na Universidade Federal da Rondônia - UNI
R. Foto: Élcio Fragoso.