segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jornal da Manhã / Educação - Ijuí/RS

 

Alessandra Franzen Klein e Cláudio Mourão são profissionais que atuam junto à educação de surdos. Do encontro dos dois surgiu o livro As Luvas Mágicas de Papai Noel, escrito por eles e ilustrado por Gisele Barcellos e que foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre.
De acordo com a autora e pedagoga Alessandra, a história surgiu a partir de uma experiência pedagógica numa Escola de Horizontina. A professora Alessandra tinha uma aluna surda na Educação infantil. A fim de trabalhar questões de identidade e cultura surda, buscou ajuda de outros profissionais e conheceu Cláudio. “Eu utilizava histórias que traziam artefatos culturais da comunidade surda, no entanto ainda é pouca a produção literária que tematiza o surdo como um ser de potencialidades dentro desta cultura visual. Então, criamos algumas histórias. O professor Cláudio, mesmo residindo em Porto Alegre, foi um grande parceiro nesta aventura, criamos juntos algumas histórias para serem contadas em aula e estas histórias, voltadas à literatura surda, trazem artefatos da cultura visual-espacial e a língua de sinais como elementos primordiais à pessoa surda”, explicam os autores.
De acordo com Alessandra, criar histórias para crianças surdas foi essencial para respeitar a diferença linguística de uma aluna e a partir de então ousaram na tentativa de publicar uma destas histórias, oportunizando mais diversidade literária à comunidade surda. “Queríamos e criamos histórias nas quais a criança surda possa se identificar com os personagens de forma positiva, viajando no mundo da fantasia”, afirma Alessandra.

publicado: 24/11/2012
fonte: http://www.jmijui.com.br/publicacao-8026-news2.fire

Um comentário:

  1. Olá, Prof. Cláudio Mourão!

    Deixo aqui um convite para você visitar o site CulturaSurda.net, um espaço para a partilha e promoção de produções culturais relacionadas a comunidades surdas de diferentes países do mundo. Um grande acervo de posts sobre Artes Surdas, teatro, curta-metragens, filmes, poesia, projetos, eventos, etc., em constante desenvolvimento e atualização.

    Se possível, peço a sua colaboração para divulgar o CulturaSurda.net, incluindo-o na seção de links do seu blog. =)

    http://www.culturasurda.net

    Muito obrigado, desde já, pela atenção e pela possível ajuda!

    Um grande abraço!

    H.Hein
    CulturaSurda.net

    ResponderExcluir