segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aprovado "Escola Bilíngue para Surdos" na 3º Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Durante a 3º Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília, na capital do Brasil, nossas “mãos” brasileiras se preparando para defender nossas propostas através de nossas experiências visuais, nossa subjetividade e as diferentes identidades e cultura surda.

As “mãos” se dividiram em eixos como: Educação, Esportes, Acessibilidade, Comunicação, Saúde, entre outros.

Finalmente, no eixo de Educação, as nossas mãos fizeram a defesa e venceram contra os grupos inclusivistas “SECADI-MEC”, onde já haviam ocorrido muitas batalhas históricas, foram “gritos de mãos” e olhos cheios de lágrimas... As nossas propostas de mãos foram aprovadas!

As comunidades surdas brasileiras souberam das noticias através de celulares e facebook, vibraram de alegrias e “mãos gritaram”...

Cada “pares mãos” tem muitas histórias para contar e guardar na memória o que nossos olhos jamais esquecerão a luta de nossas almas surdas...

Portanto, minha alma de mãos e olhos foram lavadas pela memória de CONAE 2010... 

Abraços,
Mãos - Cláudio Mourão


Surdos Brasileiros e aliados ouvintes...
Noticias pela sites:

VITÓRIA HISTÓRICA! 80% DA CONFERÊNCIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA APOIAM ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS E 70% REPROVAM POLÍTICA DE INCLUSÃO CONSERVADORA DA SECADI!


(...) 81% dos delegados à Conferência apoiaram a proposta 56, que prevê especificamente essa Proposta de um Programa Nacional de Escolas e Classes Bilíngues com Libras como L1 e Português escrito como L2, além de educação bilíngue em classes inclusivas de escolas comuns, com base no Art. 22 do Decreto 5.626/2005 e do Art. 24 da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Surdos, cegos, pessoas com deficiência física e setores ligados às deficiências intelectuais, que não apoiam a política da Secadi/MEC, votaram juntos nessa proposta. Alguns setores que lutam pela inclusão educacional de outros segmentos da deficiência e que apoiam a política da Secadi/MEC também votaram nessa proposta, ampliando o percentual de sua aprovação.Surdos, cegos, pessoas com deficiência física e setores ligados às deficiências intelectuais, que não apoiam a política da Secadi/MEC, votaram juntos nessa proposta. Alguns setores que lutam pela inclusão educacional de outros segmentos da deficiência e que apoiam a política da Secadi/MEC também votaram nessa proposta, ampliando o percentual de sua aprovação.

Além da proposta 56, também foi aprovada por 71% da plenária – com apoio apenas dos setores que não apoiam a política da secadi/MEC – a proposta 54, que busca garantir: i) o direito das próprias PcD a definirem suas escolas, ii) a preservação de escolas específicas para aquelas e aqueles com deficiência intelectual que não sintam suas  necessidades educacionais especiais atendidas pelas escolas comuns e, também, iii) para os Surdos, Escolas e Classes Bilíngues com Libras como primeira língua e Português escrito como segunda língua.

No final da manhã de ontem (quinta-feira), as primeiras notícias começaram a chegar. Harry Prates (delegado surdo da Bahia), Mariana Hora (de Pernambuco), Irene Stock (do Paraná), Roger Prestes (do Rio Grande do Sul) e Indira Stedile (de Rondônia) mandavam pequenas informações pelo facebook, pelo twitter ou por torpedos telefônicos, que eram compartilhados e repassados pelo país todo, nos grupos e de amigo a amigo. Estávamos todos com muita expectativa, muita ansiedade, mas também com muita confiança. Finalmente veio a confirmação: Escolas bilíngues para Surdos aprovadas pela 3ª Conferência Nacional pelos Direitos das Pessoas com Deficiência! Na Plenária, muitos gritos e exclamações de alegria, em Português e em Libras. Todos os segmentos das deficiências comemoraram, fazendo ecoar um grito represado há anos.

Fontes: Escolas e Classes Bilíngues para Surdos Já!




Cacau Mourão disse: Bom dia a todos. O Brasil tem 45 mestres e doutores surdos. Nós temos pesquisado intensivamente a questão da educação de surdos. Vivenciamos uma exclusão profunda! Nós tínhamos, antes as proibições do Congresso de Milão em 1880, uma proibição, inclusive, do uso da língua de sinais - e, por 100 anos, a língua de sinais foi subalternizada. E o resultado da educação de surdos qual foi? Foi a falta do desenvolvimento das pessoas surdas! e agora com o reconhecimento da lei da Libras, nós temos que lembrar o artigo 24 da Convenção, que nós somos minoria linguística e que nós temos o direito sim de ter uma educação na nossa língua e, claro que as crianças, elas precisam de nós, surdos, que já vivenciamos toda essa opressão pra defendê-las pra que elas tenham, sim, o direito de serem escolarizadas na sua língua!" Tradução por Regiane Lucas Garcez



Palavras deixadas na página do Facebook:

Patrícia Luiza Ferreira Rezende: Não paro de assistir o vídeo do Cacau Mourão, me deixa tão emocionada... e lágrimas rolam no meu rosto.... faz sentido toda esta luta que temos travado... nós, adultos surdos, já vivenciamos a exclusão na escola quando pequenos... e hoje defendemos as gerações presentes e futuras das crianças surdas!!!

Mariana Hora: Meu companheiro de luta Cacau Mourão foi belíssimo o discurso dele, tanto que quando ele desceu eu já subi no palco emocionadíssima pra fazer minha parte. Voltamos pra casa com missão cumprida! Avante!

Emiliano Aquino: Que emoção! Os olhos cheios dágua! Cacau Mourão fez parte do grupo de 6 professores surdos que foram segregados e marginalizadaos pela Secadi e pelos inclusivistas conservadores na Conae de Milão de 2010. Agora, o Movimento Surdo cresceu e já conquista suas primeiras vitórias! Parabéns, Cacau, Roger Prestes, Cristian Alexandre Strack e demais que estiveram na Conae de Milão!

Williane Holanda: fiquei emocionada que ele é um máximo. Meus parabéns no seu palco da conferência nacional das pessoas de deficiência. \o/

Marcos Ribeiro Arquitetura Acessível: Excelente depoimento... mt massa.... virei fã.

Patricia Tuxi Tuxi: Simplesmente fantástico!!! Foi um momento histórico !! Regiane vc fez um trabalho maravilhoso parabéns !!

Alliny Andrade Amada: Regiane Lucas Garcez, sem dúvida a interpretação emocionou muitos que ali estavam presentes. Os discursos do José Carlos, da Mariana Hora, do Cacau Mourão, Harry Prates (Magno) e de muitos outros surdos foram fantásticos. Parabéns pelo trabalho! Foi um presente conhecer você e vivermos a Conferência tão intensamente. Agradeço a Deus por fazer parte de um momento tão especial. Obrigada pela atenção e carinho. Bjos em seu coração

Cacau Mourão: Regiane Lucas Garcez, além da voz, é algo de alma que mostrou as mãos e vozes foram parar no meio de multidões "discurso" para bota nos cérebros e corações de todos entendam... Os meus olhos e minhas mãos agradecem pela sua voz brilhantes e alma do coração! Ainda mais, é uma honra da sua companheira durante conferência! bjos.

Mariana Hora: Acabou a conferencia a meia-noite. Parabens aos surdos que ficaram ate o final. Fechamos com chave de ouro derrubando a mocão dos inclusivistas que pedia a volta da proposta original da meta 4 do PNE.
Voltando pro hotel com a missao cumprida. boa madrugada guerreiros.



Elcivanni Lima: Em frente à faixa, profa. Rosita, que defendeu brilhantemente a Escola Bilíngue!!! Nisso, eu tava traduzindo, rendendo o Daniel Madureira, e os surdos foram chegando... quando vi, estava no meio das fotos e parei de traduzir emocionada com o carinho dos surdos pela professora, doutora Rosita e dela para eles... Foto histórica! Eixo Educação, terça-feira, 22:45hs, mais ou menos.

Mãos, olhos, braços e corações foram explodiram de aprovação!!!
com Mariana Hora, Cláudio Mourão e Roger Prestes.
Patrícia Luiza Ferreira Rezende: Não me contive de choro quando vi esta foto..... Avante guerreiros surdos Mariana Hora, Roger Prestes e Cacau Mourão!!!

Francislaine Assis: muito forte mesmo.. só quem sabe e entende da luta e do sofrimento do Povo Surdo e e ama essa causa, entende o quão emocionante é ver essa belissima cena!

Elcivanni Lima: Linda vibração, emoção demais vendo a foto! Vitóóóória!!!!!!!!!!!!!!!

Charlotte Dorigon: Linda cena!!!!!!


Delegados surdos brasileiros, aliados ouvintes e Intérpretes de Língua de Sinais
Delegados Gaúchos que apoia a Escolas Bilíngues para Surdos

 Mais noticias - links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário