quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Jornal "Diário de Guarapuava" - Literatura Infantitl



O livro “As luvas mágicas do Papai Noel” será lançado neste sá­bado, 15, às 19h30, na Faculdade Guarapuava. Com ilustrações de Gisele Barcellos, a obra é de auto­ria de Cláudio Mourão, o Cacau, e Alessandra Klein, dois profissionais do Rio Grande do Sul que atuam junto à educação de surdos. 
O livro surgiu a partir de expe­riência pedagógica de Alessandra com uma aluna surda da educação infantil, numa escola de Horizon­tina (RS). A fim de trabalhar ques­tões de identidade e cultura surda, a autora buscou ajuda de outros profissionais e conheceu o profes­sor Cacau. “Eu utilizava histórias que traziam artefatos culturais da comunidade surda; no entanto, ain­da é pouca a produção literária que tematiza o surdo como um ser de potencialidades dentro da cultura visual. Então, criamos algumas his­tórias”, explica, acrescentando que Cacau, mesmo residindo em Porto Alegre, foi um grande parceiro na empreitada ao ajudar a criar mate­rial para a literatura surda. “Além de contribuir com artefatos da cul­tura visual-espacial e a língua de sinais”, afirma a autora. 
De acordo com Alessandra, elaborar histórias para crianças surdas foi essencial para respeitar a diferença linguística de uma alu­na e a partir daí buscar a publica­ção do material, dando oportuni­dade de mais diversidade literária à comunidade surda. 
Cacau explica que o surdo, no caso do Brasil, tem a língua de si­nais, a Libras, como primeira língua. Através dela, ele pode ver, compre­ender e significar o mundo; já a lín­gua portuguesa é a sua segunda lín­gua, na modalidade escrita. “Assim, a história é escrita em português, na qual surdos de qualquer idade pos­sam ter acesso à leitura da mesma, e traz a língua de sinais sendo realiza­da pelos personagens, demonstran­do a importância desta língua para a comunicação do surdo”, ressalta. 

Enredo 
“As luvas mágicas do Papai Noel” mostra um menino que rece­be um livro sobre a história de um Papai Noel que ganha luvas mági­cas: quem as usa aprende a língua dos sinais. O primeiro a aprender é o próprio Papai Noel; depois algu­mas crianças, pois a tarefa consiste em passar adiante as luvas para que outros também possam aprender. 

fonte: http://www.diariodeguarapuava.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário