O livro “As luvas mágicas do Papai Noel” será lançado neste sábado, 15, às 19h30, na Faculdade Guarapuava. Com ilustrações de Gisele Barcellos, a obra é de autoria de Cláudio Mourão, o Cacau, e Alessandra Klein, dois profissionais do Rio Grande do Sul que atuam junto à educação de surdos.
O livro surgiu a partir de experiência pedagógica de Alessandra com uma aluna surda da educação infantil, numa escola de Horizontina (RS). A fim de trabalhar questões de identidade e cultura surda, a autora buscou ajuda de outros profissionais e conheceu o professor Cacau. “Eu utilizava histórias que traziam artefatos culturais da comunidade surda; no entanto, ainda é pouca a produção literária que tematiza o surdo como um ser de potencialidades dentro da cultura visual. Então, criamos algumas histórias”, explica, acrescentando que Cacau, mesmo residindo em Porto Alegre, foi um grande parceiro na empreitada ao ajudar a criar material para a literatura surda. “Além de contribuir com artefatos da cultura visual-espacial e a língua de sinais”, afirma a autora.
De acordo com Alessandra, elaborar histórias para crianças surdas foi essencial para respeitar a diferença linguística de uma aluna e a partir daí buscar a publicação do material, dando oportunidade de mais diversidade literária à comunidade surda.
Cacau explica que o surdo, no caso do Brasil, tem a língua de sinais, a Libras, como primeira língua. Através dela, ele pode ver, compreender e significar o mundo; já a língua portuguesa é a sua segunda língua, na modalidade escrita. “Assim, a história é escrita em português, na qual surdos de qualquer idade possam ter acesso à leitura da mesma, e traz a língua de sinais sendo realizada pelos personagens, demonstrando a importância desta língua para a comunicação do surdo”, ressalta.
Enredo
“As luvas mágicas do Papai Noel” mostra um menino que recebe um livro sobre a história de um Papai Noel que ganha luvas mágicas: quem as usa aprende a língua dos sinais. O primeiro a aprender é o próprio Papai Noel; depois algumas crianças, pois a tarefa consiste em passar adiante as luvas para que outros também possam aprender.
fonte: http://www.diariodeguarapuava.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário